Circuito de Aventura: belezas de Viana atraem mulheres ciclistas da Grande Vitória

As belas paisagens naturais de Viana tem atraído um grupo de mulheres com uma paixão em comum: pedalar. O Layds e Brutas, formado por ciclistas de Viana e de outros municípios da Grande Vitória, adotou o Portal das Montanhas como o local favorito para a prática esportiva. Assim como elas, os amantes da bike e de outros esportes radicais curtem trilhas e pontos turísticos que fazem parte do Circuito de Aventura, um dos circuitos turísticos de Viana.

“Viana é onde mais pedalamos. Passamos por Piapitangui, Araçatiba, Formate, Universal e na Rampa do Urubu, por exemplo. Escolhemos pedalar por aqui pela belezas da cidade e porque tem muitos locais altos. Têm ciclistas que gostam de pegar uma subida. Quando a gente pedala em Viana, vemos lugares maravilhosos, cachoeiras e fazendas”, contou Edna Gonçalves Rodrigues, uma das administradoras do grupo.

Mas não são só os encantos do Portal das Montanhas que atraem os ciclistas: os vianenses também são um motivo e tanto para Layds e Brutas se aventurarem na cidade. “Muitas vezes passamos por alguns locais enquanto estamos pedalando e tomamos café, comemos bolo. No meu aniversário, por exmeplo, o grupo se juntou e fez uma festa pública em Universal, porque uma ciclista é de lá e muitos moradores participaram. O povo de Viana é muito receptivo”, relatou.

O grupo

As ciclistas do Layds e Brutas começaram a pedalar há cerca de dois anos. No início, eram apenas quatro amigas. Hoje, o grupo já conta com 46 ciclistas. “Os amigos e maridos acabam pedalando com o grupo também. Fica um grupo de mais de 60 pessoas”, contou Edna.

Circuitos de Viana

O “Circuitos Viana” é um guia sobre os cinco circuitos turísticos de Viana: religioso, aventura, gastronômico, agronegócio e cultural. Na publicação, o turista poderá descobrir a história de diversos pontos de Viana, como igrejas, cachoeiras, restaurantes, sítios, pousadas e empresas familiares, além de obter informações sobre acesso aos locais, horário de funcionamento e telefone para contato.

No circuito religioso, o turista poderá conhecer igrejas centenárias, como a de Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, que mostram uma cultura religiosa que é transmitida de geração a geração.

Quem curte esportes radicais, mas não abre mão de uma bela paisagem não pode deixar de conferir as opções que Viana oferece no Circuito Aventura. No município, há pontos como Rio Jucu e Rampa do Urubu que são locais cheios de adrenalina para os mais aventureiros.

Entre uma visita e outra, o turista poderá saborear aquela comidinha caseira e até degustar uma cerveja artesanal. O Circuito Gastronômico mostra locais de dar água na boca!

O empreendedorismo é forte em Viana. As delícias caseiras e aconchegantes pousadas que geram emprego e renda para diversas famílias fazem parte do Circuito Agronegócio.

Além de todos esses atrativos, a cidade que é Portal das Montanhas também respira cultura. Locais como a Casa da Cultura e a Estação Ferroviária promovem o encontro entre passado, o presente e o futuro e fazem parte do Circuito Cultural.

O Circuitos Viana está disponível em versão imprensa na Biblioteca Municipal, em Viana Sede, nas bibliotecas das escolas do município e em agências de turismo. O catálogo também pode ser acessado no endereço www.circuitosviana.com.br.

Fonte: Prefeitura de Viana