Ceturb-ES cria duas linhas de ônibus para atender ao novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória

A partir da próxima sexta-feira (30), os usuários do transporte coletivo da Grande Vitória passam a contar com duas novas linhas de ônibus do Sistema Transcol, para atender trabalhadores e passageiros do novo terminal do Aeroporto de Vitória. A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) criou a linha 541 (Terminal Vila Velha, Terminal Carapina, via Aeroporto) e a linha 539 (T. Carapina / T. Jardim América, via Aeroporto), dando, assim, a opção de deslocamento, por meio de integração, para moradores de Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Vitória.

Em entrevista coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira (28), o governador Paulo Hartung destacou que a nova formatação logística dos ônibus do Transcol será monitorada e, caso seja necessário, serão adequadas de acordo com as necessidades.

“A Ceturb está anunciando hoje as duas novas linhas fazendo a ligação entre Serra e Vitória, passando pelo Aeroporto, uma até Cariacica e a outra até Vila Velha. Outra novidade são as novas linhas que atuam nos horários de pico, no meio da tarde em diante, e irão para dentro do Aeroporto. Essas medidas têm como objetivo dar mais alternativas para quem precisa ir ou sair do aeroporto”, destacou o governador.

A linha 541 sairá do Terminal Vila Velha, passando pela Terceira Ponte e pelas Avenidas Nossa Senhora da Penha, Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader, onde entra no aeroporto. De lá, a linha segue pela Avenida Norte Sul até o Terminal Carapina. Inicialmente, a linha terá partidas dos terminais a cada 35 minutos, nos horários de pico, e a cada 50 minutos nos outros horários, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, as partidas acontecerão a cada 50 minutos.

Já a linha 539 partirá do T. Carapina, passando pelas Avenidas Norte Sul e Adalberto Simão Nader, com destino ao aeroporto. De lá, o ônibus segue pelas Avenidas Fernando Ferrari, Nossa Senhora da Penha, Vitória, Jerônimo Monteiro, até o Terminal Jardim América. A linha também terá partidas dos terminais a cada 35 minutos no horário de pico, e a casa 50 minutos nos outros horários, nos dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, o intervalo será de 50 minutos.

“Por se tratar de um serviço novo, vamos acompanhar de perto a operação das linhas para observarmos se haverá a necessidade de ajustar a oferta”, ressaltou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Alex Mariano. Ele lembra que os novos serviços, além de atender diretamente a uma grande parcela de moradores da Grande Vitória, também criam a opção para moradores de áreas mais distantes do aeroporto e que agora poderão fazer a integração a partir de outros terminais.

As duas linhas, juntas, vão passar por aproximadamente 230 pontos de parada, nos dois sentidos de seus trajetos. A Avenida Adalberto Simão Nader ganhará seis pontos de parada por sentido. Os novos itinerários do Transcol vão permitir a ligação entre os bairros de Goiabeiras e Camburi e vão beneficiar diretamente 18 bairros, sendo 13 desses atendidos pela linha 541 e 14 bairros atendidos pela linha 539. Além disso, vai possibilitar o deslocamento dos cerca de dois mil trabalhadores do Aeroporto de Vitória.

A criação das duas novas linhas também atende a uma solicitação da população, para que a Ceturb-ES disponibilize mais opções de ônibus na região da Avenida Norte Sul. “Estamos garantindo esse reforço, uma vez que as linhas vão passar por essa importante via da Capital”, frisou Alex Mariano.

Partidas

Além das linhas 541 e 539, a Infraero vai disponibilizar espaço para que veículos de outras quatro linhas do Sistema Transcol tenham partidas, saindo do Aeroporto Eurico Salles, no pico da tarde, nos dias úteis. Ao todo, serão 49 partidas. São elas:

505 – T. Laranjeiras, / T. Itacibá, via Camburi / Beira-Mar, a partir das 15h até as 18h30;

515 – T. Laranjeiras / T. Campo Grande, via Beira-Mar, a partir das 15h50 até as 17h12

523 – T. Jacaraípe / T. Jardim América, via Beira-Mar, a partir das 15h45 até as 16h50

572 –  T. Laranjeiras / T. São Torquato, via Camburi / Beira-Mar, partir das 15h45 até as 18h30

Direto da redação, com informações do Governo ES