Café das Montanhas do Espírito Santo é o vencedor do Cup of Excellence 2017

Pela primeira vez, um café das Montanhas do Espírito Santo foi o vencedor do Cup of Excellence, o principal concurso para cafés especiais do mundo, organizado pela BSCA (Brazil Specialty Coffee Association). A cerimônia de premiação dos vencedores foi realizada neste domingo (22), em Venda Nova do Imigrante.

O café produzido pelo produtor Henrique Leivas Sloper de Araújo, na Fazenda Camocim, em Domingos Martins, foi o campeão da categoria “Naturals”. Na categoria cereja descascada, o café do sítio Rancho Dantas, do produtor Joselino Menegueti, de Brejetuba, conquistou a 6ª posição.

O julgamento foi feito por especialistas internacionais de 15 países, reunidos no IFES de Venda Nova do Imigrante, que definiram os melhores cafés especiais do Brasil na safra 2017.

O concurso realizado pela BSCA conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). O Cup of Excellence teve 57 vencedores no total, que obtiveram nota igual ou superior a 86 pontos (escala de zero a 100 pontos) do júri internacional, sendo 32 na categoria “Naturals” e 25 na “Pulped Naturals”.

Degustador de café e um dos pioneiros no trabalho de café de qualidade, o deputado federal Evair de Melo (PV-ES) lembra do início desse processo de transformação. “Há 20 anos, iniciamos o trabalho em em busca da qualidade do café. Na época, muitas pessoas duvidavam que o Brasil pudesse produzir cafés especiais. Hoje, colhemos o resultado desse trabalho e o café das Montanhas do Espírito Santo e do Caparaó recebem o reconhecimento internacional”, afirmou.

Direto da Redação, com informações da Ass. de Comunicação do Dep. Evair 

Record News ES | Rede SIM