Burarama festeja centenário de colonização italiana em Cachoeiro de Itapemirim

Neste feriadão, uma das mais tradicionais comunidades de imigrantes em Cachoeiro de Itapemirim terá três dias de festa. O distrito de Burarama se prepara para receber turistas e comemorar o primeiro centenário da colonização italiana, entre os dias 21 e 23.

Compõe a programação ainda o 18º Encontro de Trilheiros, e a organização já avisou: em caso de chuva, a trilha vai ficar melhor ainda. Paralelamente às atrações culturais, esportivas e históricas, os visitantes terão acesso aos produtos artesanais de um grupo de empreendedores que acaba de ser formado no distrito com apoio da prefeitura.

São produtores que já atuam no sistema de agricultura familiar, mas agora vão desenvolver ações em conjunto, para formalização legal e ampliação do trabalho. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) já iniciou a orientação às famílias sobre as vantagens da formalização e sobre a documentação necessária.

“Nossa equipe participa, com os agricultores, desse processo de formação do grupo, que pode se tornar uma associação ou até mesmo uma cooperativa. Juntos, eles ganham força e estímulo mútuo para profissionalizar o trabalho no aspecto legal, trazendo vantagens em seguridade e captação de crédito”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.

Entre os itens produzidos estão os bordados emoldurados, que retratam paisagens turísticas como a Pedra da Ema; e o destaque do grupo: a gastronomia. O cardápio inclui pão caseiro, doce de jaca, cerveja artesanal, caldos, biscoitos, linguiça, queijos, banana passa e banana caramelizada.

A abertura das barracas com os produtos dá início ao evento, às 18h desta sexta-feira. Depois, tem exibição de bicicletas, carros de boi e outros veículos muito usados pelos imigrantes ali desde 1917. A mostra e as barracas podem ser visitadas também no dia seguinte.

Música encerra cada dia de festa

Um dos pontos altos da sexta-feira é a dança com participação de moradores vestidos a caráter. Na mesma sequência, outros moradores farão encenação representando a chegada dos italianos à região.

Em cada um dos três dias, a programação é encerrada com muita música ao vivo. Ricardo Campeão canta e toca estilos variados, na sexta e no sábado, incluindo clássicos da música popular brasileira. O sertanejo é representado pela dupla Diego e Denilson, enquanto Andrinho do Forró já diz a que veio no show de encerramento, com início às 17h de domingo.

Confira a programação em Burarama!
Dia 21, sexta
18h – abertura das barracas do grupo de empreendedores de Burarama
19h30 – atrações com dança e representação da chegada dos imigrantes italianos, exposição de carros, bicicletas, motos e carro de boi antigos
21h – show com Ricardo Campeão

Dia 22, sábado
18h – abertura das barracas do grupo de empreendedores de Burarama, exposição de carros, bicicletas, motos e carro de boi antigos
21h – show com Ricardo Campeão
22h – bingo de produtos do grupo de empreendedores de Burarama

Dia 23, domingo
7h30 – inscrição dos trilheiros e café da manhã
8h45 – benção aos trilheiros
9h – saída dos trilheiros
11h30 – almoço
13h – chegada e confraternização dos trilheiros
14h – show com Diego e Denilson
17h – show com Andrinho do Forró

Fonte: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim