Blutú

É desse jeito que o brasileiro pronuncia o Bluetooth. O Bluetooth é uma especificação de rede sem fio de âmbito pessoal. O Bluetooth provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais, Isto é, é e está sendo o primeiro facilitador da Internet

A grande jogada do ‘blutú” é que ele possibilita a comunicação de varios  dispositivos uns com os outros quando estão dentro do raio de alcance. Os dispositivos usam um sistema de comunicação via rádio, por isso não necessitam estar na linha de visão um do outro, e podem estar até em outros ambientes, contanto que a transmissão recebida seja suficientemente potente.

Na realidade, pelo visto, é mais um recurso que facilita a vida de quem gosta de áudio, principalmente dentro de um carro, no celular, notebook e por ai vai. Muita gente dispõe deste recursos em seus aparelhos mas não sabem como manusea-los, causando com isso uma perda enorme de recursos.

Vamos dissipar a curiosidade deste nome exótico. O nome Bluetooth é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega Harald Blåtand – em inglês Harold Bluetooth (traduzido como dente azul, embora em dinamarquês signifique de tez escura). Blåtand é conhecido por unificar as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas.

Da mesma forma, o protocolo procura unir diferentes tecnologias, como telefones móveis e computadores.O logotipo do Bluetooth é a união das runas nórdicas (Hagall) e (Berkanan) correspondentes às letras H e B no alfabeto latino.

 

Pois bem, agora que você já sabe um pouco sobre o “blutú”, e antes não sabia, mas tinha, procure então usufruir dos processos que ele dispõe para facilitar sua vida neste mundo de tecnologias.

 

 

 

José Roberto Mignone