Barragem de Jacupemba começa a ser construída, em Aracruz

Escavadeiras, máquinas de rolo, tratores e caminhões realizam a limpeza na área que será construída a represa, no Distrito de Jacupemba. Quando estiver pronta, terá a capacidade de armazenar até 60 mil metros cúbicos de água e será a principal reserva que abastecerá a população em períodos de seca.

As obras deverão ser concluídas em três meses, de acordo com a Secretaria de Agricultura (Semag). “Se o tempo colaborar, em aproximadamente 90 dias o espaço começará a reservar água”, explica o Secretário da Semag, Renato Pereira Sobrinho.

Parceria com o produtor

O projeto de construção da barragem é uma das ações da Semag com o objetivo de proteger o meio ambiente e também o impacto da estiagem que castiga a população. As represas são feitas através da Lei 3.021 que, de acordo com Renato Pereira Sobrinho, permite a construção de barragens em propriedades particulares.

No caso da barragem de Jacupemba, a construção está sendo feita na área do produtor rural Elcio José Boina, que enxerga neste projeto uma forma de contribuir com a população. “É uma boa obra que vai ajudar muita gente. Água é vida e a construção da barragem tem todo meu apoio”, comentou.

Alternativa para enfrentar a crise hídrica
O prefeito Jones Cavaglieri destaca que a construção de mais uma barragem no município é uma das medidas adotadas pela prefeitura para enfrentar a crise hídrica. “Estamos construindo barragens porque além da reserva hídrica, temos a conservação e armazenamento das águas da chuva, evitando assim as enchentes, e também preservamos as nascentes e melhoramos sua capacidade hídrica”.

Com informações da Prefeitura de Aracruz