Atletas capixabas de futebol de areia feminino se preparam para competições na Eurocopa

Sob o olhar e orientação do craque Bruno Malias, um forte trio feminino do futebol de areia capixaba treina nas areias da praia de Camburi, planeja o futuro e abre as portas para o mundo.

Noele Bastos, Bárbara Colodetti e Letícia Villar, estão com passagens marcadas,  mais uma vez, para o continente europeu, onde vão disputar a Euro Winners Cup, de 29 de maio a 4 de junho, na Ilha de Nazaré, em Portugal. Desta vez, em uma parceria inédita, elas jogarão juntas no Astra, da Hungria.

A parceria capixaba com os europeus não é inédita. Nos anos anteriores, elas defenderam times italianos. Noele já defendeu Catanzaro e Terracina, e Bárbara e Letícia, o Catanzaro. Elas embarcam nesta sexta-feira (19) para a Hungria, onde vão se apresentar ao Astra.

Foto: André Sobral.
Foto: André Sobral.

Bruno Malias, que também joga no futebol de areia húngaro, foi quem levou as meninas para lá e destacou o potencial das jogadoras. “Elas gostam de jogar juntas e sabem do potencial que têm. Elas se conhecem taticamente e se combinam dentro de quadra. Elas têm boa base do futsal juntas e jogam areia há muito tempo, cada uma com suas caraterísticas, mas com a inteligência de jogo”, disse Malias, que trabalha diretamente no futebol de areia da Hungria e jogar pelo time Energia, na mesma competição.

Amigas dentro e fora das quadras, elas comemoram o fato de estarem jogando lado a lado, pela primeira vez, na Europa. “Começamos há muito tempo na areia, com meninas praticando aqui em Camburi, e aí a modalidade ganhou destaque. Na primeira oportunidade, Bárbara e Noele tiveram a indicação do Bruno Xavier e foram disputar o Campeonato Italiano pelo Catanzaro, há dois anos”, disse Letícia Villar.

Bárbara Colodetti relatou a sua experiência: “Deu tudo muito certo desde o início. Foi uma experiência nova e, no ano seguinte, conseguimos voltar, levando a ‘Lele’ para o Catanzaro, onde jogamos o Campeonato Italiano e a Winners Cup e ficamos em quarto lugar. Agora temos a felicidade de jogarmos nós três no mesmo time. E será uma surpresa. Ainda não sabemos o ritmo das húngaras, só sabemos que elas jogam bem o campo e o futsal, e esperamos levar nossa experiência na areia até lá”.

Noele está voltando de uma lesão e carrega nos pés e nas veias a paixão pelo futebol. A atleta, que jogou ano passado longe das companheiras, não esconde a ansiedade em estrear na competição ao lado de Bárbara e Letícia. “Nosso time, o Astra, é estreante na competição, e nossa chave é forte, ao lado de um time da Espanha, da Rússia e da Itália. Desde o primeiro ano de Europa, nós sonhávamos com isso, e hoje está acontecendo”.

A Winners Cup está em sua segunda edição e vai ser realizada 29 de maio a 4 de junho, com 20 equipes de toda a Europa, divididas em cinco grupos de quatro. Na primeira edição, foram 12 equipes na disputa.

Direto da redação
Com informações da PMV.