Artesanato Germânico é declarado patrimônio cultural imaterial de Domingos Martins

O Bauernmalerei, arte tipicamente germânica resgatada e produzida por artesãos de Domingos Martins, na região serrana do Estado, passou a ser Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Domingos Martins, através da aprovação de uma lei municipal.

A arte teve origem entre os camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça nos séculos XVII e XVIII e chegou ao Brasil, por meio dos imigrantes alemães, que encontraram uma forma alegre e de baixo custo para decorar as suas casas.

O Bauernmalerei tem como principal característica a utilização de cores alegres, pinceladas ensaiadas (C, S e vírgulas), feitas com pincéis redondos, com cargas duplas ou cargas cheias, retratando principalmente elementos do campo, como flores e pássaros.

“Vejo que a lei serve para dar notoriedade ao trabalho desenvolvido por nós, no que diz respeito a sua introdução e divulgação, além do respaldo jurídico que a classe necessita. Reforça ainda mais a importância da valorização da produção artesanal no município e abre caminho para que os artesãos que empregam o uso da técnica se beneficiem dos direitos que ela assegura”, avalia o artesão e expositor do Espaço Bauernmalerei, Osmério Deolindo.

A arte é uma importante ferramenta para preservação dos traços e valores culturais, o artesanato é uma identificação cultural que representa um povo e Domingos Martins é pioneiro no trabalho para o fortalecimento da arte Bauernmalerei. Os trabalhos para o resgate desta arte tiveram início em 2012, no pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Campinho.

Após pesquisas teóricas e capacitação de artesãos, o Bauernmalerei ganhou força e se consolidou definitivamente como o artesanato típico martinense. Em 2016, foi reconhecido pela Agência das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) como artesanato oficial de Domingos Martins.

Em 2016 a Prefeitura de Domingos Martins disponibilizou um espaço para que os artistas martinenses pudessem ter um local onde expor e comercializar suas criações. Desde então, o Espaço Bauernmalerei se tornou ponto certo para turistas.

O local é anexo à Casa da Cultura e reúne centenas de peças que trazem muitas cores e elementos do campo, como flores e pássaros. São chaveiros, quadros, sousplat, bandejas, oratórios, quadros, vasos, garrafas, entre muitos outros artigos de decoração. O espaço fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Direto da Redação, com informações da Prefeitura de Domingos Martins
Record News ES / Rede SIM