Após estrondos, Arcelor explica fogo e fumaça escura vistos em empresa: “Sistema de segurança”

Por Mariana Cicilioti

Moradores da Grande Vitória se assustaram na tarde deste domingo (17) com um estrondo vindo da área da ArcelorMittal, no complexo de Tubarão, que fica entre Vitória e Serra. De acordo com a empresa, houve uma queda de energia na Usina, que afetou sua Central Termelétrica.

“O evento gerou um barulho intenso, mas não houve vítimas”, disse a Arcelor em nota.

Após o estrondo, começaram a circular diversas fotos e vídeos nas redes sociais mostrando as instalações da empresa, com muitas chamas e fumaça escura saindo das tubulações.

 

Em nota enviada a imprensa a Arcelor explicou que não se trata de um incêndio e sim um sistema de segurança.

“Estão sendo veiculadas por pessoas imagens em mídias sociais mostrando chamas em um dos processos. Na verdade, é um sistema de segurança chamado bleeder, que são dispositivos que realizam a queima controlada dos gases em caso de falha no sistema”, esclareceu a empresa.

Em termos gerais, o bleeder permite a saída do ar ou do líquido acumulado no sistema, aliviando a pressão interna e facilitando o seu escoamento. Segundo especialistas, esse processo é fundamental para garantir a eficiência do equipamento e evitar danos causados pelo acúmulo de ar ou líquido em pontos críticos do sistema.

>> Leia também: Moradores relataram tremores após estrondo

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.