Anchieta apresenta resultados positivos no período do defeso do caranguejo

Terminou no último sábado (24), a segunda temporada de 2018 da andada dos caranguejos, o defeso. Com isso a comercialização, a captura, o transporte e o armazenamento voltaram a ser autorizados em Anchieta.

De acordo com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, nesse período de andada é que os caranguejos se reproduzem. A Secretaria informou que durante a andada foi realizada fiscalização intensa, com rondas diárias, diurnas e noturnas, realizadas pela equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Resultados

O IBAMA esteve presente durante todo período do defeso em Anchieta e a fiscalização federal foi intensificada. O município possui duas equipes integradas com o apoio da guarda municipal. Os catadores cadastrados do município já tem a consciência de que não podem catar o caranguejo no mangue, para tanto este ano todas as pessoas suspeitas abordadas não eram catadores cadastrados”, comentou a coordenadora do IBAMA Juliane Juli.

Foram feitas rondas durante todos os dias do período. Dez pessoas foram abordadas. Ao longo da fiscalização, foram encontrados quatro sacos com 220 unidades de caranguejos e em outras abordagens mais 80 unidades, totalizando 300 crustáceos que foram devolvidos aos mangues.

Períodos de Defeso

  • 2º Período – 17/02 a 24/02
  • 3º período – 19/03 a 26/03

Disque denúncia

28 3536-1867 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente

28 3536-1355 – Guarda Municipal

Fonte: Prefeitura de Anchieta