Alunos do Ifes em Colatina concorrem à vaga em final de campeonato da Nasa

Um aplicativo elaborado por alunos da Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Colatina, está concorrendo à vaga de finalista da etapa mundial do Hackathon promovido pela Nasa. As votações vão até o dia 22 de maio, no site do evento.

Ao todo, a disputa envolve 141 equipes de todo o mundo. Para votar, é necessário fazer um cadastro e confirmar a inscrição no e-mail recebido. É possível votar várias vezes no mesmo dia.

O aplicativo denominado ÁrticGO é um jogo móvel desenvolvido para ajudar a documentar o ambiente local do Inupiaq, uma região do Ártico, ao mesmo tempo em que aumenta a aprendizagem cultural e promove a interação na comunidade. Os estudantes responsáveis pelo projeto são Breno Maia Costa, Jhordan Pereira Ortolani, Rodney Schultz Küster e Thayane Leal Gomes.

A maratona de programação da agência espacial dos Estados Unidos aconteceu nos últimos dias 29 e 30 de abril. No Brasil, teve etapas em quatro cidades: Curitiba (PR), Maringá (PR), Recife (PE) e Serra (ES). Oito equipes brasileiras de programadores se classificaram para a etapa mundial do hackathon promovido pela Nasa.

Cada município escolheu dois projetos vencedores e um terceiro para ser selecionado por voto popular para participar da grande final – que acontece nos EUA e ainda não tem data confirmada. No total, o hackathon da Nasa foi realizado em 187 cidades do mundo, com mais de 25 mil participantes.

Direto da redação
Record News /Rede Sim
Com informações do Ifes