Aluno do Ifes de São Mateus participa de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 20 países

O estudante Gustavo Bonomo Guimarães, jovem pesquisador e estudante do Ifes de São Mateus irá representar o Estado na 32° edição do Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. O evento começa hoje (23) e vai até a próxima sexta-feira (27), em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Gustavo Guimarães desenvolveu um projeto para a construção e aprimoramento dos componentes eletrônicos de um drone. A função do objeto é voltada para as fotografias aéreas, que auxiliam no mapeamento da agricultura, engenharia civil e controle ambiental. Por ser remotamente pilotados, seu uso tem se tornado cada vez mais viável do que as fotografias aéreas que antes só podiam ser retiradas de aviões.

O estudante identificou que existia uma dificuldade na obtenção das peças para os drones no Brasil, sendo que a grande maioria era importada. Logo, seu projeto atende essa demanda, de componentes elétricos como, por exemplo, a bateria e o motor. Para a elaboração do trabalho ele contou com a ajuda de seu orientador Carlos Roberto Coutinho.

MOSTRATEC

O Evento organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano reúne jovens entre 14 e 21 anos de idade de todos os estados brasileiros e Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 670 projetos (420 da Mostratec e 250 da Mostratec Júnior),  distribuídos em 13 diferentes áreas.

Além do Brasil, participam estudantes de 19 países: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Egito, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turcomenistão, Turquia, Ucrânia e Uruguai.

A feira vai estar aberta ao público nos dias 24, 25 e 26 de outubro das 13h30 às 21h, com entrada franca. Os organizadores estimam receber público visitante de 40 mil pessoas.