Agricultores de Linhares receberão palestra sobre a influência do clima na safra 2017/2018 nesta terça-feira

O encontro será a partir das 19h, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o objetivo é simples, conversar sobre as previsões climáticas, além de discutir o momento certo de plantar ou colher, dependendo da quantidade de chuva e das temperaturas.

O convidado para lecionar sobre o assunto é o doutor Marco Antônio Santos, especializado em Agrometeoriologia e Física do Meio Ambiente Agrícola.  Além das condições climáticas, Marco fará uma apresentação do atual cenário da cafeicultura no Espírito Santo e no Brasil, além de outros países produtores do grão.

Segundo ele, a previsão é de que chova na região norte do Espírito Santo nas próximas semanas e o estado deve registrar chuvas consideráveis entre os meses de novembro e março. “Este ano não há nenhuma previsão de que ocorra o fenômeno la niña. Vamos ter chuvas relativamente boas ao longo do ciclo do café e da pimenta, que devem chegar já nas próximas semanas. Apesar de chegar mais tarde que o de costume, elas vão melhorar as condições e favorecer os níveis de umidade do solo e o desenvolvimento da lavoura”, explica.

Para o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, “a palestra será uma oportunidade ao produtor rural de atualizar os conhecimentos e aderir a uma ferramenta que poderá incrementar sua produção, pois, por meio do auxílio da previsão climática, o produtor pode planejar o plantio de forma mais adequada”, salienta.

Direto da Redação, com informações da Prefeitura de Linhares

Record News ES | Rede SIM