Agendamento online: vacinação contra gripe começa 2ª feira em Vitória

A vacinação contra a Influenza (gripe) nas unidades de saúde de Vitória começa nesta segunda-feira (23). O público-alvo da campanha pode continuar fazendo o agendamento online, que está disponível no aplicativo Vitória Online e no portal da Prefeitura de Vitória. Para agendar, acesse o endereço, em “Escolha o serviço”, selecione a categoria “Saúde” e, em “Selecione o Serviço”, clique sobre o seu respectivo grupo de vacinação (manhã ou tarde).

O público-alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é composto por idosos com 60 anos ou mais, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde, professores que atuam em sala de aula de escolas regulares e funcionários do sistema prisional. A estimativa é imunizar 98.985 pessoas durante a campanha.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério, explicou que a vacina contra Influenza é indicada para os grupos com maiores riscos de agravamento, internações e óbitos. “Esses grupos são formados por pessoas com maior risco de internação e até óbito, se tiverem complicações provenientes de uma gripe”.

Comprovação

Trabalhadores de Saúde e do sistema prisional e professores precisarão comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto. Já os professores e funcionários do sistema prisional precisam apresentar declaração da instituição em que trabalham e documento com foto.

Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina.

Proteção
A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane). A previsão é de que a campanha dure seis semanas, até o dia 1º de junho.

Dia D
Além da vacinação nas unidades de saúde, Vitória e os demais municípios do Espírito Santo também irão participar do Dia D da Vacinação, em 12 de maio, para todos os grupos prioritários.

Fonte: Prefeitura de Vitória