Em entrevista coletiva neste domingo (27), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca fez um balanço do 2° turno das Eleições Municipais na Serra. Segundo Simões, no geral, a definição para o novo prefeito do município foi tranquila e sem grandes intercorrências.
Porém, o número de eleitores que deixaram de votar surpreendeu. Neste Segundo Turno foram 120.257 pessoas que não compareceram às urnas, número que corresponde a 33,17% do total.
O número é maior do que as abstenções registradas no primeiro turno das eleições, quando 98.344 pessoas, ou 27,13% do total, não votaram no município.
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Carlos Simões Fonseca
“O número de abstenções foi muito alto, considerando a expectativa. É preciso que a população repense sobre a sua importância na escolha de seus representantes. Não podemos ficar totalmente ausentes. Claro que existem situações que nós temos que compreender que as vezes o eleitor não pode comparecer, mas as próximas eleições, vamos despertar mais o espírito cívico, o espírito de escolha, para que nós possamos, posteriormente, cobrar quem nós elegemos”, destacou o presidente do TRE-ES.
Ainda de acordo com os dados do TRE-ES, neste Segundo Turno na Serra 7.434 (3,07%) votaram nulo e 6.535 (2,70%) em branco.
Justificativa
Quem não compareceu às urnas precisa justificar a ausência à Justiça Eleitoral para evitar problemas. Caso não tenham apresentado a justificativa no dia da votação, as eleitoras e os eleitores poderão justificar a ausência às urnas no 2º turno em até 60 dias, ou seja, até 7 de janeiro de 2025, por meio do e-Título, no Autoatendimento Eleitoral, no Sistema Justifica ou via formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição), que deve ser entregue nos cartórios eleitorais.
Já as eleitoras e os eleitores que deixaram de justificar a ausência à votação no 1º turno, que ocorreu em 6 de outubro, poderão fazê-lo até 5 de dezembro. O prazo de 60 dias também vale para quem estava no seu domicílio eleitoral e não votou por algum motivo justo. Nesses casos, é necessário anexar documentação que comprove o motivo da ausência à eleição para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.
Weverson Meireles foi eleito na Serra
Weverson Meireles (PDT) é o novo prefeito da Serra. O candidato apoiado pelo atual prefeito da cidade, Sérgio Vidigal, foi eleito no Segundo Turno das eleições municipais neste domingo (27).
Com 100% das urnas totalizadas, Weverson teve 60,48% dos votos válidos (138.071 votos no total).
Pablo Muribeca (Republicanos) ficou na segunda colocação com 39,52% dos votos válidos (90.227 votos no total).






