Abertas inscrições de candidatos a Cachoeirense Ausente de 2017

Por meio de edital publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (20), a prefeitura de Cachoeiro abriu o processo para escolha do Cachoeirense Ausente nº 1 de 2017, título concedido a homens e mulheres, nascidos no município, que residem e se destacam em outras cidades.

A inscrição deve ser feita por familiares, amigos ou simpatizantes do candidato, mediante a entrega de currículo com dados pessoais e profissionais do concorrente, no Palácio Bernardino Monteiro, Centro, até o dia 28. A eleição será em 10 de maio, às 8h, no gabinete do prefeito Victor Coelho.

O processo de escolha será realizado de forma indireta, com votação secreta, por uma comissão composta por representantes de 27 órgãos e entidades sociais do município, conforme define a Lei nº 6.960, de 2014. Em caso de empate, será declarado eleito o candidato com mais idade.

O título de Cachoeirense Ausente nº 1 foi criado no fim da década de 1930, pelo poeta Newton Braga, como forma de homenagear os conterrâneos que não viviam mais no município, mas que mantinham vínculos afetivos com a terra natal.

Os eleitos são homenageados durante as festividades do Dia de Cachoeiro (29 de junho). Em 2016, a honraria foi concedida engenheiro civil ao José Eduardo Moreira – também conhecido como Zédu –, residente no Rio de Janeiro.

Fonte: Prefeitura de Cachoeiro