13º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória vai agitar palcos e diferentes espaços da capital

De sexta-feira (13) até o próximo dia 21 de outubro, Vitória se tornará a capital brasileira do teatro. Em sua 13ª edição, o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória chega trazendo peças nacionais, internacionais e locais com temáticas diversas e para todos os públicos. Somando 26 apresentações, a programação inclui oficinas, mostras de filmes, exposição e muito mais.

As peças vão ocorrer em diversos pontos da capital: no Teatros Carlos Gomes, Teatro Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Centro Cultural Sesc Glória, além das apresentações do Teatro de Rua, na praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.

A abertura oficial do evento acontece na sexta, às 20h30, no Teatro Carlos Gomes. A programação da noite começa com uma exibição de vídeos dos homenageados desta edição: José Luiz Gobbi e Nilson Coutinho Sodré (In memoriam) e segue com a apresentação do espetáculo “Agreste”, da Companhia Razões inversas, de São Paulo.

A bilheteria

A entrada para os espetáculos é franca – exceto as apresentações no Sesc Glória – e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, sempre uma hora antes do inicio da apresentação. Cada pessoa tem direito a dois ingressos.

Homenageados da edição

José Luiz Gobbi

Consultor, ator, diretor, instrutor e palestrante, é capixaba, um dos mais conhecidos e aclamados artistas espírito-santense. Seus espetáculos, apresentados em vários estados do Brasil, além de Paris (França) e Lisboa (Portugal) grande sucesso de público e de crítica. A personagem ‘Marly’ vivida por Gobbi na peça Hello Creuzodete ganhou vida própria e hoje é reverenciada como ícone da cultura capixaba.

Nilson Coutinho Sodre – In Memoriam

Um dos fundadores da Apatedees, atual Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado no Espírito Santo (Satedes). Nilson atuou muito tempo no Teatro Carlos Gomes e na Orquestra Filarmônica do ES. Nilson um importante profissional das Artes Cênicas e Musicais do ES, foi elementar nos bastidores das atividades cênicas e musicais.

O festival

Realizado desde 2005, o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória busca divulgar as artes cênicas para todo o Estado. Em sua 13ª edição, o festival tem o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Vitória, Cesan e Banestes.

Direto da Redação, com informações da Ass. de Comunicação do Governo ES

Record News ES | Rede Sim